28/02/2008

Cenários comestíveis

O britânico Carl Warner tem um hobbie que se pode dizer muito interessante e que eu tomei conhecimento porque me enviaram um mail com algumas fotos a retratar o que ele fazia. Decidi partilhar algumas das fotos que retratam a actividade deste britânico, para que todos possamos compreender como é bom ser criativo.
Aqui ficam alguns exemplos devidamente legendados:



Nesta imagem, podemos ver umas árvores feitas de bróculos, com ervilhas penduradas. A estrada é pavimentada com cominho, tudo o resto é feito de ervas à excepção das montanhas, que por incrivel que pareça são feitas de pão, já para não falar nas nuvens feitas de couve-flor, que adornam o céu.



Aqui, os ingredientes comestíveis incluem um carrinho feito de fatias de lasanha, campos de macarrão, nuvens de mozzarella, árvores de pimentão, salsa e manjericão e ao fundo um vilarejo de queijo.



Esta caverna é feita de frutos do mar. As rochas são feitas de pão, mas no fundo do mar, elas são de couve-flor.



Aqui, temos arroz, coco, diversos grãos e um céu de repolho roxo.


As árvores são feitas de folhas de couve, as rochas de batata doce, o desfiladeiro de pão e o céu de repolho roxo.




Absolutamente espectacular é esta imagem em que vemos o mar vermelho, feito de fatias de salmão, batatas e pão a formar as rochas e um barquinho feito de ervilhas.





Aqui, o céu, as montanhas e o rio são feitas de presunto, as rochas de pão, ...

Quis partilhar estas imagens com vocês, para que compreendam que os cenários de um filme podiam ser feitos assim, originalidade não falta....

Se quiserem ouvir explicações do próprio autor das imagens, cliquem no link http://www.youtube.com/watch?v=UTRUnI6r0ig.

Inovação e alteração

Boa tarde
E mais uma sexta se passou naquela sala de Área de Projecto, onde estamos todos as semanas durante dois blocos inteirinhos de noventa minutos.
Nesta aula estivemos a fazer algumas alterações no nosso site por causa da barra de scroll que em cada página está de uma cor diferente e que numa delas até tem um fundo verde fluorescente. Obviamente que achamos melhor mudar todas as barras de scroll mas esquecemo-nos de adicioná-las ao site portanto elas ainda estão iguais online.
Depois do site, a Vera já se via sem nada para fazer porque já tinha perdido os primeiros "conhecimentos" sobre como utilizar o POSER ou o Sketchup, e por isso, começou a dedicar-se ao dossier de grupo e à preparação do ppt que vamos apresentar amanhã. O facto é que só temos dois computadores e por isso, ela só trabalhou na apresentação nos últimos 10/15 minutos da aula.
Mas voltando ao início da aula, vamos falar sobre a parte do André. Continua a dedicar-se ao POSER e esteve a fazer outra animação para o nosso site porque a que está na abertura é muito rápida, mas depois vimos, porque eu e a Vera também demos as nossas opiniões, que as animações que estavam a ser feitas eram quase iguais à do site portanto desistimos de fazer um nova animação e o André e a Vera passaram a fazer algumas animações para o filme. Infelizmente, está a ser complicado fazê-las.
Eu, como sempre, lá estava a dedicar-me aos cenários, que é o que eu realmente gosto de fazer e já consegui começar a fazer alguns cenários exteriores, embora seja muito difícil fazer algumas coisas no programa. Seria mais fácil se pudéssemos desenhar tudo de forma perfeita, só que depois é imensamente difícil conjugar os cenários e as animações com as personagens. O pior é que nenhum de nós tem jeito para o desenho e para além disso, é bom termos encontrado os programas e é ainda melhor que cada um de nós tenha jeito para alguma coisa no projecto.
Foi esta a nossa aula fantástica, feita de desafios, muitos obstáculos, mas sobretudo feita de pessoas que têm esperança e que se dedicam com toda a sua força, depois de uma semana de testes e trabalhos e noites mal dormidas, a um projecto que têm a certeza que se vai realizar, e esperemos que brevemente. Porque um bebé dá os primeiros passos cedo e só mais tarde revela a sua capacidade para andar, depois de muitas tentativas e erros, é claro. E nós também somos assim, depois de muitas tentativas e muitos erros, havemos de chegar ao tão desejado projecto; até lá, vamos aprendendo e também vamos divertindo-nos, porque é sempre bom trabalhar em algo que gostamos.
Até à próxima sexta-feira em que vos vou contar tudo sobre as apresentações, porque depois já não voltarei a escrever neste blog, este período.
Até lá fiquem bem e divirtam-se...

18/02/2008

Já está

Óptima notícia, já temos o nosso site publicado, e até posso dizer que o site está muito giro.
Na sexta-feira passada entregamos os nossos trabalhos de casa individuais que eram a criação de um cartaz, de um desenho para uma t-shirt e também um papel com orçamentos de estampagem. Depois de termos entregue os trabalhos, passamos nós ao trabalho.
Estívemos a fazer uma animação para o POSER e mais uma vez estava tudo quase feito, mas o programa começou a inventar frames e o André não teve outro remédio senão apagar a animação. Por isso, nessa altura, fui eu para o computador fazer a animação e ao que parece a Vera e o André acharam que estava bem feita e por isso, é a que consta na homepage do nosso site. Por incrivel que pareça, passamos o primeiro bloco de noventa a fazer uns últimos retoques no site e também a fazermos esta animação. Também estívemos a tentar fazer cenários no POSER porque chegamos à brilhante conclusão que o Flash não reconhece os cenários do Sketchup. Sinceramente preferia não ter chegado a esta conclusão, porque para além de algumas animações no POSER, a minha grande especialidade são os cenários no Sketchup. Na minha opinião, se calhar esquecia o POSER e fazia o filme todo em Flash, personagens e tudo, provavelmente seria mais uma dor de cabeça, mas quem sabe se não era uma boa dor de cabeça.
Lá voltamos nós para o segundo bloco de noventa minutos, altura para começarmos a publicar o site. Demoramos, no minimo, 10 minutos a perceber como é que nos inscreviamos no sapo e depois mais meia hora para publicar o site e depois tivemos alguns problemas pelo meio, mas o que interessa é que fomos o primeiro grupo da AP de Informática a publicar o site.
Enquanto os outros dois publicavam o site, eu ia tentando fazer uma das cenas do POSER, uma das cenas iniciais, porque muito sinceramente nós ainda só temos partes de cenas e não cenas. Estive a tentar pôr o nosso bonequinho a andar, enquanto outra personagem fazia outros movimentos, mas infelizmente a hora de ir embora estava a chegar e não tive outro remédio senão deixar o trabalho a meio.
Basicamente foi esta a nossa sexta-feira e como eu não quero que ninguém fique com pena de não visitar o nosso site, aqui fica o link e divirtam-se.
ps: hoje só por curiosidade e por saudade estive a ver a "Branca de Neve e os sete anões", uma edição especial que eu tenho, que no final tem algumas das partes da realização do filme. Fiquei chocada com a maneira como eles faziam aquilo antigamente. Quase 2000 desenhos para fazer o filme todo, como é possível. São coisas destas que me deixam sem esperança de fazer um filme de animação, a menos que tenha 250 pessoas a trabalhar para mim.

14/02/2008

e o programa...

Na última aula acho que nos sentimos todos um bocado ignorantes e passo a explicar porquê.
Lembra-me de no início do período termos passado os dois blocos de noventa minutos de AP a pôr um bonequinho a andar no POSER e sentirmo-nos muito realizados quando o conseguimos. Até aqui tudo bem. Mas na última aula, estávamos a pesquisar tutoriais para percebermos mais algumas coisas do POSER quando descobrimos que existe um mecanismo no programa que põe os bonecos a andar e sem precisarmos de fazer os movimentos de frame em frame. Enfim, é com os erros que se aprende, mas esperar quase um mês para aprender é dose.
Mas também foi na última aula que descobrimos que existe um complemento do POSER que faz os bonecos falarem, ou seja, abre uma janela, escrevemos o texto que queremos que eles digam e eles fazem as expressões faciais para dizer o texto. A minha dúvida é se também tem som, mas tenho quase a certeza que o som somos nós que temos que fazer.
Dois grandes avanços.
Entretanto, no universo paralelo do site, estava tudo a correr pelo melhor, a Vera fez alguns retoques e posso afirmar que estamos prontos a publicar o site em qualquer altura. Está mesmo quase concluído.
Mas melhor que isto só mesmo uma animação que o André fez no POSER da mãe a ralhar com o filho e mandá-lo para o castigo, mas infelizmente, o André chateou-se com o programa e apagou a gravação antes de a converter em vídeo, ou seja, não tenho nada para publicar aqui, para vos mostrar.
Por fim, apesar de só trabalharmos com o Sketchup à uma semana, já conseguimos fazer três cenários, no entanto, possivelmente só os cenários no POSER é que ficarão bem no filme. Depois veremos mais atentamente este pormenor, para já temos que nos concentrar nas personagens, senão para a semana, na apresentação oral, teremos poucos pormenores para apresentar.
Fiquem bem e até amanhã se tudo correr bem...

P.S. - Amanhã temos que entregar um cartaz e os desenhos de uma t-shirt para o dia aberto das ciências e por isso não consegui fazer o comentário à aula mais cedo.

06/02/2008

SketchUp

A última sexta-feira, tal como todas as outras, passou num instante.
No primeiro tempo estívemos a ouvir o que tínhamos que fazer para a disciplina até ao dia 15 de Fevereiro (consultar blog da disciplina de AP de Informática), mas também estívemos a continuar o que estávamos a fazer na última aula (continuação do site e continuação dos movimentos das personagens no POSER).
No segundo tempo, a Vera conseguiu a proeza de terminar o site, pelo menos a parte de sistematização de informação sobre o cinema nacional e internacional, o que deixa apenas por fazer a nossa pequena apresentação e a apresentação mais aprofundada do projecto.
Quanto ao filme, continuamos a fazer os movimentos das personagens, e tentamos colocá-las juntamente com as paisagens feitas no Paint e o resultado não foi de todo agradável porque as paisagens eram muito primárias, sem dimensões e as personagens a três dimensões.
A professora aconselhou-nos a fazer o download gratuito do sketchup para as paisagens. Até agora iniciamos dois cenários.
Continuamos com uma grande incógnita quanto a uma personagem que nós sabemos que irá ser muito dificil de fazer e que é muito importante para a história, mas com o tempo acho que resolvemos o problema.
Por tudo isto, penso que vamos conseguir fazer os cenários, as personagens, os seus movimentos, e a parte sonora até ao final do período, mas depois vamos necessitar de algum tempo para fazermos a parte de conjugação de todos os elementos, que eu não vejo possível, fora do Flash.
Supostamente deviamos ir na próxima sexta ao animar 3 mas eu estive a ver os horários e õ museu não está aberto de manhã, apenas de tarde, por isso, sexta estamos de volta à sala de AP.
Até à próxima sexta, que espero eu, demore mais tempo a passar, tanto de manhã como de tarde:)