27/05/2008

O dia D

O grande dia chegou e com ele chegaram as alegrias de avançar mais um bom pedaço em Área de Projecto.
O desafio deste dia era mostrar em apenas 15 minutos um trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo.
Depois de duas boleias para chegarmos à Junta de Freguesia de Santa Maria de Avioso conseguimos dizer à professora que já tínhamos o filme pronto e depois do stress dos dias anteriores, tentamos ficar mais calmos.
"Tentamos" porque falhamos completamente o objectivo. Nunca vi a Vera tão nervosa para uma apresentação, eu não estava melhor e o André, bem, acho que era o melhor de nós os três. Parecia calmo e devo acrescentar que depois de receber um teste de matemática, isso era de estranhar no André.
Num auditório repleto de professores, pais, representantes das entidades que ajudaram os elementos dos vários projectos e, claro, os vários alunos, foram apresentados cerca de 13 projectos, da Área de Projecto de Informática, do Curso Tecnológico de Informática e da Área de Projecto de Física e Química.
Por volta das 11h25 entramos na prova de fogo. A nossa apresentação correu muitíssimo bem. Estávamos seguros do que dizíamos e cada um de nós sabia tudo de uma ponta à outra do projecto que estávamos a apresentar. E depois o grande momento. O nosso filme foi finalmente apresentado. Com uma duração de 2 minutos e 20, com uma banda sonora especial e com diálogos gravados por nós, foi um verdadeiro sucesso. Como apresentamos mesmo antes do intervalo recebemos logo muitos elogios e acho que se havia motivos para alguém ficar desiludido com o nosso projecto, esse motivo só poderia estar ligado ao facto dos nossos diálogos estarem um pouco imperceptíveis.
Mas agora vou passar a uma reflexão crítica sobre as apresentações dos vários projectos da Área de Projecto de Informática.
Começando pelo projecto da Moda, as alunas, Sara, Suzanna, Nádia e Cristina apresentaram muito bem. Acho que estavam muito seguras de si e conseguiram resumir no essencial tudo aquilo que desenvolveram ao longo do ano. O produto final deste grupo, um desfile, não foi apresentado durante a exposição oral do dia 23 porque iria ser realizado no dia seguinte, à noite. Felizmente consegui estar presente e devo garantir que correu tudo muito bem, apesar do tempo não estar muito a favor. Foi uma noite bem passada.
O projecto da Robótica foi muito interessante. Apesar deles não conseguirem alcançar o que se tinham proposto inicialmente, fazer um robot futebolista, conseguiram arranjar o robot e montaram-no. Ainda não estava programado mas só o trabalho que deu montá-lo já foi suficiente para vermos que a robótica é uma área muito complicada, quer em termos de montagem, quer em termos de programação.
O projecto da Música também estava interessante e já estava finalizado. Desenvolveram ao longo dos três períodos um web-site sobre música alternativa. Neste web-site, para além de música também se encontravam os eventos mais importantes da música, e foi-nos dito que ele estaria permanentemente actualizado. Ambos os elementos tiveram uma boa prestação, apesar de serem o único grupo que não levou ppt com a informação relativa ao balanço do ano lectivo, optando por o fazer oralmente.
O modding foi o penúltimo projecto da nossa Área de Projecto a apresentar e foi um verdadeiro sucesso. Foi literalmente uma "explosão" de manhã, pelo que soube. Conseguiram o produto final que era fazer um computador aquário. Explicaram todos os passos que seguiram até chegar a esse mesmo produto e pediram desculpa por não poderem mostrar o computador a funcionar. As tecnologias são tão nossas amigas, que o monitor do computador avariou mesmo antes da apresentação.
Por último, os elementos da Domótica deslocaram-se ao palco para apresentarem o projecto deles. Falaram em todas as reformulações que tinham feito até àquele ponto e também sublinharam o facto de terem sido o único grupo a terminar um dos produtos finais no segundo período. Esse produto era a apresentação do "Dia Aberto das Ciências" que teve como suporte os vários dispositivos cedidos pela empresa TEV2 (principal colaborador) relacionados com a Domótica. Apresentaram um vídeo sobre essa apresentação, entre outros aspectos importantes do trabalho deles. O segundo produto final, o web-site também foi apresentado.
Lamento apenas que, para esta última apresentação que referi, apenas estivessem presentes quase 10 elementos, maioritariamente pais e professores.
Como melhor apresentação destaco a do grupo da Moda porque achei que foi muito completa e que todos os elementos conseguiram coordenar muito bem tudo aquilo que disseram. Com uma postura e linguagem adequadas conseguiram transmitir o essencial do projecto e mostraram um web-site muito interessante e muito apelativo. O conteúdo do ppt que apresentaram focava os aspectos fulcrais do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo e o produto final pude comprovar que foi meticulosamente desenvolvido. Dou os meus parabéns a todas elas.
Como é do conhecimento de todos, o grupo da Domótica sempre se mostrou muito seguro nas suas apresentações, por isso, acho que o melhor aluno a apresentar foi o Fábio. Mostrou muita segurança e conseguiu exprimir-se muito bem em todas as circunstâncias.
Por hoje é tudo porque esta semana temos que continuar a trabalhar para entregar um relatório individual, um dossier de grupo actualizado e um cartaz alusivo ao projecto para a exposição final.

2 semanas loucas

Não sei se é por sermos portugueses ou simplesmente, o André, a Joana e a Vera, mas somos assim e a mais não somos obrigados. Somos um grupo que trabalha muito e desculpem se vos vou cansar com este post mas este vai ser longo porque o trabalho e horas dispendidas no mesmo também foram longas.
Na semana que sucedeu à nossa aula de dia 9, tivemos muito que fazer.
Sem exagero, reunimo-nos quase todos os dias para trabalhar no nosso projecto em comum, porque o tempo estava de facto a apertar e o projecto estava de facto atrasado.
Todas as tardes, o Centro de Aprendizagem da nossa escola foi o local de trabalho escolhido e dessas tardes resultaram muitos e bons resultados.
Depois de terminados os cenários e depois de, pela milésima vez, nos apercebermos que nada do que inventássemos nos levaria a conjugar cenários com animações, decidimos fazer simplesmente um print screen de todos os cenários necessários e depois criar as animações em cima da imagem.
Melhor solução não haveria porque já não havia mais tempo para se tentarem encontrar novas soluções para além daquelas que já tínhamos equacionado.
Fizemos a nossa primeira cena completa e sentimos muito orgulho numa ceninha de sete segundos. Durante a semana continuamos a desenvolver as outras animações do nosso filme.
No entanto, nesta semana trabalhamos em mais do que animações.
No dia 16 tínhamos que apresentar à professora o nosso ppt da apresentação que iríamos realizar no dia 23 de Maio e, por essa razão, também nos empenhamos imenso para ter tudo pronto a tempo.
Por fim, um aspecto muito importante do nosso trabalho foi também o desenvolvimento do web-site porque apesar de este já estar desenvolvido, as actualizações têm que ser permanentes e o separador do "Nosso Projecto" ainda não tinha muitos elementos.
Este trabalho todo só foi bem sucedido porque nos organizamos muito bem.
Tínhamos dois computadores portáteis para os três, por isso um elemento ficava sempre a dar ideias de fora.
A Vera foi desenvolvendo o web-site ou dando sugestões ao André para as animações. Eu fui desenvolvendo o nosso ppt, fazendo melhorias nos cenários ou dando sugestões à Vera para os elementos do web-site e o André ficou com uma das partes mais difíceis, as animações. Ele era o único elemento que estava permanentemente no computador porque as animações tinham que ser finalizadas urgentemente.
Sexta-feira chegamos à sala com o trabalho muito adiantado, mas infelizmente isto não anulava o que ainda nos faltava fazer. A aula correu muito bem porque com dois portáteis e mais um computador fixo, já ninguém ficava parado e o trabalho podia ser desenvolvido simultaneamente pelos três elementos do grupo.
Na semana que se seguiu, reunimos duas vezes porque os testes e os trabalhos para entregar nos tiraram algumas tardes, quer para estudo, quer para elaboração desses mesmos trabalhos.
Essas duas tardes (e, digamos, prolongamentos "nocturnos" das tardes) foram muito proveitosas e tinham forçosamente que ser proveitosas porque não se admitiam erros nesta recta final.
Estas duas tardes serviram para finalizar de vez o ppt da apresentação acrescentando as correcções que a professora tinha sugerido e melhorando outros aspectos. Também serviram para finalizar as animações e para acrescentar mais uns elementos no web-site. Pensávamos nós que estava tudo pronto para o grande dia quando de repente, na quinta-feira, puff, a nossa animação de maior duração desaparece misteriosamente. Ficamos todos nervosos e o André teve que fazer novamente a animação, mas apesar da perda de tempo, a segunda animação ficou muito melhor que a primeira.
Gravamos os sons que era o que nos faltava e fizemos a montagem de todos os elementos para apresentar no grande dia.

14/05/2008

Câmara Clara

O programa Câmara Clara é apresentado por Paula Moura Pinheiro todas as semanas na RTP2.
Sou sincera quando digo que não sabia da existência do programa mas no dia 27 de Abril, a programação do "Jornal de Notícias" chamou-me a atenção porque fazia referência ao programa e dizia que se iria dedicar aos 100 anos dos desenhos animados.
Ora, como estou a fazer um filme de animação, mas também porque adoro desenhos animados decidi ver o programa e não me arrependi.
Num formato muito interessante que conjuga não só factos (filmes de animação) mas também opiniões dos convidados da área da animação, acaba por ser curioso assistir a tantos filmes que passaram por tantas décadas e que são a prova evidente da evolução do cinema animado.

Se quiserem ver ou rever o vídeo é só escolherem 2008.04.27 na página:




Aprendi imenso com este vídeo e conheci ainda mais do cinema de animação.

Quem corre por gosto não cansa

E mais uma aulinha se passou e sem esta, já só nos faltam 4 aulinhas que já estão muito bem programadas, mas avancemos para a passada sexta-feira.
A última aula posso dizer que foi muito "alegre", não só porque nós estávamos "alegres" mas também porque conseguimos "alegres" resultados. Sem comentários...
Como tem vindo a ser hábito, as nossas sextas são passadas a fazer as cenas do filme e a preparar elementos para melhorar o site, porque achamos que ele precisa de vida.
O que também já é hábito é fazermos alterações no guião da nossa história e esta sexta não foi excepção. Mais uma vez, fizemos alterações. Já compreendemos que a história está demasiadamente grande para o tempo de trabalho que nos resta e, por isso, encurtamos a história deixando apenas o que é essencial, sem tirar, no entanto, a sequência lógica. As técnicas que tínhamos definido no início foram todas por água abaixo, e agora temos apenas duas técnicas para utilizar porque já estamos demasiado atrasados para fazermos mais experiências com técnicas que podem nem sequer resultar.
Enquanto eu e a Vera revíamos, de vez, esperamos, o guião, o André ia continuando a fazer as animações para o nosso filme porque agora a desculpa da falta de cenários já não cola uma vez que eles estão "finito".
É verdade, os cenários estão prontos para serem usados nas diversas cenas que nós temos que fazer. Eu admito que a minha parte neste trabalho está quase completa. Mas porque eu odeio estar sem fazer nada, vou dando dicas à Vera para melhorarmos o site e também a ajudo a concretizar essas ideias. O André tem vocação para a parte mais trabalhosa que são as animações e, por isso, nós também dedicamos grande parte das nossas aulas à concretização de animações, nas quais eu e a Vera também damos muitas opiniões.
Um grande problema que temos desde o início do projecto é a falta de uma personagem fulcral na história. A nossa família tem três elementos. O pai e a mãe já estão definidos à muito tempo mas ainda nos falta definir o filho. Como não arranjamos um boneco que nos agrada, já definimos que este será o único elemento que não vai ser feito com recurso ao POSER. Nesta aula tentamos resolver este problema procurando uma forma mais fácil e rápida de fazer o boneco mas não encontramos nada do nosso agrado.
Sabíamos que iria ser um projecto muito ambicioso mas nunca desistimos de o tornar realidade e aqui continuaremos a trabalhar nele e a esforçarmo-nos até ao dia 23 de Maio, dia da apresentação final.
Como eu disse temos as últimas aulas muito bem preparadas. Deste modo, na próxima sexta-feira temos que mostrar o ponto em que estão os nossos trabalhos e temos que mostrar o nosso ppt já quase concluído. No próximo dia 21 temos que entregar todos os produtos finais e todos os elementos que vamos usar na nossa apresentação de dia 23. Dia 23 fazemos a apresentação final do nosso projecto, na junta de Santa Maria de Avioso - Maia. No dia 30 entregamos dossiers individuais, de grupo e relatórios individuais e no dia 6 de Junho (último dia de aulas) fazemos a auto e a hetero avaliação.
Como vêem é muito trabalhinho, por isso, não há tempo a perder, porque aconteça o que acontecer, o esquilo não deixa de andar atrás da bolota e nós não desistimos do nosso projecto, objectivos diferentes mas força de vontade idêntica.

08/05/2008

Estamos animadíssimos!!!!

Pois é, a última aula foi simplesmente espectacular.
No primeiro tempo estivemos a assistir a uma palestra. Só para deixar um comentário relativo às palestras às sextas de manhã: eu acho que é uma má ideia porque só temos AP uma vez por semana e essa única vez deve ser aproveitada ao máximo.
Mas passando à frente o assunto da palestra que, já agora, era sobre ansiedade, conseguimos fazer a nossa primeira cena "quase" completa.
Como os cenários estão quase terminados, o André e a Vera conseguiram fazer a primeira cena do nosso filme. Como o programa onde desenvolvemos os cenários é incompatível com o programa das personagens, decidimos fazer printscreen de todos os cenários e depois conciliá-los com as personagens alterando as suas posições e os tamanhos para dar uma ideia de profundidade. Foi uma boa ideia porque o resultado final foi óptimo. Agora é só acrescentar a parte sonora e já fica feita a primeira cena.
Eu investi mais uma vez nos cenários e já estou mesmo a terminá-los. Faltam-me apenas os exteriores e uns pormenores dos interiores.
Como eu mencionei no post anterior, nós dividimos o guião em partes e atribuímos a cada parte técnicas diferentes que estamos a utilizar. No entanto, tivemos alguns problemas e decidimos mudar algumas técnicas e estamos a pensar cortar o guião, porque está muito longo e o tempo que temos para concluir o trabalho é de exactamente duas semanas.
Acho que estamos a trabalhar bem e não quero ver ninguém desanimado porque estas duas semanas vão ser muito exigentes em termos de trabalho e só com muita organização e coordenação é que conseguiremos avançar.
Até sexta e divirtam-se.