09/03/2008

Finalmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Depois de semanas a adiar nós conseguimos FINALMENTE ir ao ANIMAR 3 em Vila do Conde.
Dia 5 de Março, quarta-feira lá fomos para o metro, por volta das 14:30, mas chegamos a Vila do Conde quase uma hora e meia depois.
Como bons portuguesinhos que somos, chegamos lá e não sabíamos qual era o caminho a seguir. Por isso (benditas aulas de orientação) perguntamos num café direcções e depois voltamos a perguntar numa livraria e lá chegamos ao ANIMAR.
Expectativas antes de ir: deve ser uma coisa em grande, porque o tema é apelativo e deve ter lá alguém a quem pedir informações necessárias à elaboração do nosso projecto, blablabla.
Realidade: chegamos lá e tínhamos o electricista à porta a controlar uma televisão, de resto, tirando a senhora que estava numa biblioteca ao lado, aquilo estava literalmente às moscas.
Mas a realidade não nos meteu medo e lá fomos nós visitar os espaços que eles tinham disponibilizado. O espaço principal dava um destaque especial ao filme "A Suspeita" de José Miguel Guilherme, onde podíamos observar os cenários e também as personagens que fazem parte deste filme, que reparamos que eram demasiadamente grandes quando comparadas às marionetas dos outros filmes.
Nesta sala ainda havia destaque para as curtas "O elefante" e "A sardinha". Estes dois filmes já se baseavam muito no desenho e na sequência dos mesmos, ao contrário de "A Suspeita" que tinha cenários e personagens com dimensão.
Seguindo por um corredor, podíamos ir por duas vias, ou a sala do "Sexto Andar" ou a "História de um caramelo".
Optamos pelo caramelo onde numa parede estavam todos os passos que foram tomados na construção das personagens, dos cenários, etc. E encontramos o nosso filme, porque este era todo feito em 3D. (Obs. demorou dois anos a fazer e diariamente trabalhava-se em 12 computadores ao mesmo tempo. muito parecido com a nossa situação, claramente).
Depois fomos até ao "Sexto Andar" que é um videoclip dos Clã, onde as personagens são desenhadas a tinta e carvão, mas onde os cenários são feitos de colagens, sobreposições de diversos materiais, incluindo fotografias, desenhos, etc. Uma parede inteira estava coberta de imensas fotografias que retratavam as várias fases do projecto.
Por fim, paramos na sala mais ampla. Nesta sala destacava-se o filme "LA LUPE I EN BRUNO" e o "Jantar em Lisboa". O "Jantar em Lisboa" era todo baseado em técnicas tradicionais, onde todas as personagens, todos os cenários eram desenhados à mão, e tudo conjugado pretendia valorizar o espírito e a concepção da BD original. Realmente dava para ter noção do trabalho que este projecto deu.
Mas, sem dúvida o que eu mais adorei foi a curta "LA LUPE I EN BRUNO", porque era simplesmente espectacular. Pensar que foi feita fotograma a fotograma, que as personagens eram feitas de madeira moldada, internamente construídas de metal articulável, que os cenários eram maquetes em madeira, etc., é fenomenal. Vi esta curta duas vezes e não me arrependi em nenhuma das duas. Um filme só com uma música de fundo, dois personagens e um cenário simples e com muito sentido de humor.
Depois desta sala fomos embora e concluímos que não cumprimos nada do que a professora de Área de Projecto queria que nós fizéssemos, porque entrevistas só se fosse às personagens, e ajudas....
Contas bem feitas, viagem - hora e meia, jornada a pé até ao ANIMAR - 10/15 minutos, visita ao ANIMAR 3 - 20 minutos.
"Valeu a pena? Tudo vale a pena" by FP.

1 comentário:

Anónimo disse...

Joana, será que você sabe alguma coisa a respeito do Papiro de Turim? Se souber, envie-me as informações. Tenho um Blog em meu site www.alinguagemdabola.com.br